Imprimir  Adicionar ao favoritos

Algarve
 
historia caracterização | valências | postais | referenciação | 
 
algarve no país e na europa
 
 
Portugal assemelha-se a um rectângulo com cerca de 89 000 Km2. Tem um comprimento aproximado de 560Km e uma largura compreendida entre os 110 Km e os 220Km 
Comparado com os restantes países da Europa é um país de dimensão média. 
O território é formado ainda por dois arquipélagos, ambos situados no Oceano Atlântico que constituem regiões autónomas – A Madeira e os Açores. 

Com uma área de 5.412 km² e uma população permanente de 451.005 habitantes (Censos 2011) equivalente a 0,06% da população da Europa e 4,27% da população do País, o Algarve constitui-se a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa.

O Algarve é, atualmente, a terceira região mais rica do País, a seguir à Área Metropolitana de Lisboa e à Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia.
O Algarve transformou-se numa das regiões portuguesas com maior número de residentes estrangeiros, oriundos principalmente de outros países europeus. Em 2018, 69 mil dos habitantes não eram portugueses.

O cabo de São Vicente, localizado na vila de Sagres, é o ponto mais a sudoeste do continente europeu.

Recorde-se que os fenícios estabeleceram bases na região, e os romanos mais tarde a conquistaram; 
Os visigodos governaram a região até que os muçulmanos assumiram o controle no início do século VIII. 
Depois de quase cinco séculos de domínio muçulmano, o Algarve (árabe: Al-Gharb, "o oeste") foi levado para o reino português em 1189, mas mantém algumas de suas características mouriscas. 
Em Sagres, em 1419, O Infante D. Henrique, de cognome " o Navegador",  fundou um centro de pesquisa que passou a ser chamado de escola de navegação marítima.

 Configuração da área da região em Municípios (16)

Municípios que compõem a região do Algarve / Distrito de Faro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Web-site processado por JMSM