Imprimir  Adicionar ao favoritos  

Algarve
 
historia caracterização | valências | postais | referenciação | 
 
clima
O clima, em toda a Região Algarvia, é mediterrânico oferecendo uma temperatura tão deliciosa em Novembro como no auge do Verão, em pleno mês de Agosto. 
Senão vejamos: a temperatura média do ar situa-se entre os 12,2º no Inverno (Janeiro) e os 30º no Verão (Agosto).

A temperatura da água do mar oscila entre os 14,3º em Janeiro e os 21,3º em Setembro. 

Em termos de tempo solar, o Algarve usufrui de qualquer coisa como 3.065 horas de Sol durante os 365 dias do ano.

 
qualidade 

...

As excelentes praias de areia dourada e o magnífico Sol que as cobre, constituem a principal atracção, motivo pelo qual o Algarve se transformou nos últimos 20 anos na principal região receptora de turismo do nosso país.

Os empreendimentos vocacionados para a recepção do turismo começaram a implantar-se na região há perto de quarenta anos e hoje, quer os primeiros empreendimentos como Vale do Lobo, Dunas Douradas, Quinta do Lago, entre outros resorts, como Vila Lara, Vilamoura, etc...  que se têm implantado em todo o litoral da região algarvia  oferecendo aos seus visitantes condições ímpares e de uma excelente qualidade hoje em dia reconhecida em todo o mundo.

(Foto: Praia do Ancão)

 
recursos naturais & litoral

.

A região possui uma diversidade de recursos naturais de grande riqueza, designadamente as praias, a paisagem e a fauna, de importância decisiva para o bem-estar dos turistas que a visitam ao longo do ano. 

Para além da vertente turística de que o Algarve passou a depender fortemente, a região continua a depender da agricultura e das pescas.

Ao longo de 220 kms de faixa costeira do Algarve existem dois tipos principais de caracterização: o litoral de erosão, que vai de Odeceixe a Sagres, na costa ocidental, e de Sagres a Albufeira, na costa sul.

 

O litoral de acumulação, situado na parte sul-oriental  do Algarve, entre Albufeira e Vila Real de Santo António, apresenta formações arenosas e sedimentares. 
Nesta zona, o clima é mais ameno e as praias são constituídas por extensos areais, mas nem por isso de menor beleza. 

Um passeio pelo Parque Natural da Ria Formosa, que se estende desde Cacela Velha à Quinta do Lago é pois indispensável. 

A alegria e o Sol juntam-se nos mais diversos recantos, quer nas praias como nas unidades hoteleiras, para horas de prazer, de puro divertimento amenizador de um merecido descanso em tempo de férias, o que constitui, de certo modo, a base do principal recurso da região - o turismo.

.
A litoral, estão as mais belas e acolhedoras praias do mundo, apoiadas por unidades hoteleiras que proporcionam aos seus clientes excelentes condições de habitabilidade, complementadas pelos requintados serviços que estão aptas a prestar.
Os magníficos campos de golfe que se estendem por toda a região, ligando-se aqui e ali à orla marítima geram o apetite de um regresso anunciado e completam a oferta turística na região mais ao sul de Portugal. (Vale do Lobo Golf Couse)

 

interior
No interior, são as belas paisagens, a gastronomia, os produtos naturais e os hábitos tradicionais, a base da oferta turística, muito apreciada por todos os visitantes.  

O artesanato é outra das grandes valências existentes na região, oferecendo produtos naturais e genuínos, como o mel, o pão caseiro, o azeite e a aguardente de medronho, entre outros. Utensílios tradicionais que ainda hoje são fabricados pela mão do artesão local, completam a oferta tradicional e característica do Algarve. 

Durante a época baixa, pode visitar o interior ou os campos de golfe, no barrocal ou na serra, junto dos produtos tradicionais ou nos acontecimentos - festas populares e religiosas, onde encontrará um outro Algarve bem mais genuíno e tradicional que também muito lhe agradará.

 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Web-site processado por JMSM