Imprimir  Adicionar ao favoritos

Eventos Algarvios - Carnaval de Loulé
   
 
descrição | inovação | historial | imagem cronológica |
 
Organização da Divisão de Turismo da autarquia
A entidade organizadora do Carnaval de Loulé é a Câmara Municipal, estando a direção e execução confiada à Divisão de Turismo da autarquia. 
Trata-se de um grande espectáculo de cor, música, dança e diversão que anualmente atrai milhares de turistas nacionais e estrangeiros à Avenida José da Costa Mealha.

Durante três dias: domingo gordo, segunda e terça-feira de Entrudo, o Carnaval de Loulé é, sem dúvida, o maior evento do género que se realiza no sul de Portugal, representando também uma mais-valia para a animação turística da região, constituindo um cartaz do Algarve de promoção para a época baixa.

Anualmente, para a Avenida José da Costa Mealha, situada no centro da cidade, convergem muitos milhares de cidadãos do interior do país, que nesta data aproveitam também para realizarem um passeio pela região. 

 
Composição do evento
.
Anualmente participam no desfile entre 15 e 20 carros alegóricos, alusivos às mais diversas situações, sociais, políticas ou simplesmente humorísticas. Estávamos em 2007, e numa segunda-feira à noite, fomos espreitar o Baile da Comissão, abrilhantado por duas bandas de música de grande qualidade, onde a diversão fez o amanhecer do Dia de Entrudo bem mais colorido.




No que toca ao corso carnavalesco com a tradicional Batalha das Flores, os carros alegóricos desfilam pela avenida nos três dias (domingo, segunda e terça-feira) a partir das 14:00 horas, e os grupos de samba, ao bom estilo brasileiro, com suas mulatas, serpenteiam por entre as imagens ilustradas por rábulas dedicadas a temas da actualidade ou do passado muito recente, onde não falta a sempre desejada sátira política. 
Normalmente há uma ou duas figuras mediáticas. ligadas ao teatro, ao cinema ou ao entretenimento que participam no corso carnavalesco figurando no cartaz das atrações principais.

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Web-site processado por JMSM