Imprimir  Adicionar ao favoritos 
 

  Festival do Marisco - Olhão

 
Descrição  |  Caracterização  |  Organização  |  Imagens  |  Olhão  | 
 
 Breve descrição do Festival do Marisco de Olhão
.

A cidade cubista de Olhão é um ponto com referência especial na rota turística da região do Algarve.
A tipicidade das suas gentes, a exótica arquitectura, a gastronomia e as suas ilhas, são só por si razões para uma visita.

Dedicamos este espaço e esta publicação ao Festival do Marisco, um importante evento que é realizado anualmente no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa, em Olhão.

Ano após ano, o maior certame gastronómico a sul do País atrai dezenas de milhares de visitantes, que procuram o marisco mais fresco que a Ria Formosa e o mar português têm para oferecer, a par de um cartaz musical de elevada qualidade.

Com uma tradição de mais de três décadas, o Festival do Marisco de Olhão é já uma referência: sapateiras, santolas, lavagantes, ostras, gambas,camarões, amêijoas, conquilhas ou berbigões fazem crescer água na boca, assim como as famosas açordas de marisco, cataplanas, pratos de arroz ou paellas, cozinhados como só os olhanenses sabem, e acompanhados pelos melhores concertos de artistas nacionais e estrangeiros.

Os mariscos apresentados na sua grande variedade e cozinhados de forma tradicional, a doçaria regional, o artesanato e os espectáculos preenchem um cartaz turístico por excelência alusivo a este evento gastronómico de visita obrigatória.

 
  Palco de iguarias gastronómicas para além do marisco

.

No recinto do Festival existe, tal como vem acontecendo nos últimos anos, um Kids Club, onde os mais novos podem brincar e divertir-se enquanto os pais apreciam os melhores mariscos e bivalves disponíveis nos vários restaurantes existentes ou apreciam os concertos. 

O Jardim Pescador Olhanense acolheu também um stand de promoção do folar de Olhão, no ano (2019) em que este doce típico foi um dos finalistas algarvios às 7 Maravilhas Doces de Portugal.

  Na edição transata, no Coreto, durante todos os dias do Festival, esteve um chef (hotéis Real ou Vila Monte) que confecionava da forma mais sofisticada os tão saborosos mariscos da Ria Formosa. Mas, outras iniciativas do género serão levadas a cabo em prol da promoção gastronómica algarvia. 

Todos os anos, metade da receita realizada no Festival do Marisco terá como destino o apoio social, beneficiando uma Instituição Particular de Solidariedade Social do Concelho de Olhão.

Imagens:  https://facebook.com/festivaldomariscodeolhao/ 

 
 
Web-site processado por JMSM