Imprimir  Adicionar ao favoritos 
 

  Festa da Mãe Soberana - Loulé

 
Descrição  |  Festa Pequena  |  Festa Grande  |  Homens do Andor  |  Santuário

 Edição 2020 CANCELADA

 Festividades em Honra de Nossa Sr.ª da Piedade
.

As festividades da Mãe Soberana em Loulé constituem uma tradição que data do século XVI.

Trata-se de uma manifestação grandiosa, em Honra da Virgem Nossa Senhora da Piedade, mais carinhosa e popularmente chamada de Mãe Soberana, que atrai anualmente à cidade de Loulé milhares de crentes e visitantes de todo o País.

Em 2004 comemoraram-se os 450 anos do culto à Mãe Soberana.

Esta festa decorre entre o Domingo de Páscoa e os quinze dias posteriores. Divide-se em duas fases: a Festa Pequena e a Festa Grande, aquela que é mais famosa.

A Festa da Mãe Soberana divide-se, portanto, em duas fases: a Festa Pequena e a Festa Grande. 

Num primeiro momento, que coincide com o Domingo de Páscoa, tem lugar a descida da imagem de Nossa Senhora com seu Filho nos braços, desde o Santuário (cerro) até à Igreja de S. Francisco.

Quinze dias depois realiza-se aquela que é considerada a Festa Grande e a que é mais popular. Reaiza-se o regresso da Senhora da Piedade ao seu Santuário que, se encontra localizado a poente, sobranceiro sobre toda a cidade.

De salientar que nesta manifestação de grande culto pela Fé, existem duas vertentes distintas: a religiosa, no seu mais sentido significado; e a profana, na mais ampla e liberal exteriorização popular.

  A morada oficial da Senhora da Piedade

 
O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado na freguesia de São Sebastião, é um dos mais importantes santuários marianos de Portugal e no qual a respectiva celebração anual é reconhecida como "a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima". Foi construído junto da Ermida no alto da colina sobranceiro sobre a cidade e, sobre ele conta-se uma interessante lenda (ver outra página). 
    A Ermida e o Santuário

..... Em 1994, o novo Santuário foi inaugurado, mantendo-se também a Ermida no seu local de origem, embora sofrendo alguns melhoramentos.

Fontes: Youtube / CM Loulé / Região Sul

 

 
Web-site processado por JMSM - diariOnline Região Sul