Festival / Concurso Arte Doce de Lagos
58346
post-template-default,single,single-post,postid-58346,single-format-standard,select-core-1.6,pitch-child-child-theme-ver-1.2.1,pitch-theme-ver-3.5,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,vertical_menu_with_scroll,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive

Festival / Concurso Arte Doce de Lagos

 

A Feira Concurso Arte Doce, mais conhecida por Arte Doce ou Feira da Arte Doce, é um evento cultural na cidade de Lagos, no Algarve.

 *  *  *  *  *

O certame adquiriu já um estatuto de relevo no Verão Algarvio, atraindo anualmente à Cidade dos Descobrimentos – como Lagos também é conhecida – muitos visitantes algarvios e turistas, curiosos por provar, saciar o desejo, ou simplesmente apreciar as iguarias em exposição no certame mais doce do Verão Algarvio.

.

O evento tem procurado, desde que foi criado, em 1986, contribuir para a preservação de uma das tradições mais genuínas e apreciadas na região – a doçaria, sobretudo à base de amêndoa e figo. Realiza-se tradicionalmente no último fim-de-semana de julho, tendo o seu início sido no Parque Júdice Cabral, Auditório Municipal de Lagos (Parque das Freiras).

Em 2010, o certame passou para o Pavilhão Municipal do Complexo Desportivo de Lagos, uma vez que este complexo tem melhores acessibilidades e facilidades de estacionamento ao seu redor.

.

* * * * *

A  arte de modelar flores, frutas, legumes e até sementes com sabores

.

Doces simbolizando flores e frutas

Das verdadeiras obras de arte, expressas através da confecção e modelagem de doce dignas de ocuparem lugar em qualquer galeria de prestígio, à variedade da doçaria tradicional e restantes produtos regionais, passando pelo artesanato, a presença de outros expositores – designadamente das associações locais – e um diversificado programa de animação musical, completam a composição do evento.

Note-se que o certame é conhecido, principalmente, pelo seu concurso, onde são premiadas as melhores obras de arte confecionadas com doces.

Ao longo das várias edições a autarquia lacobrigense tem procurado contribuir para a preservação e revitalização de uma das tradições mais genuínas e apreciadas na região, a doçaria característica sobretudo à base de amêndoa e figo.

Lagos: Memórias da Cidade”, foi tema numa das últimas edições do certame, um repto que permitiu às doceiras participantes colocarem em prática imaginação e memória e, assim, retratarem, em doce, aspetos ou lugares que tenham vivenciado no seu passado e/ou que, eventualmente, possam não ser do conhecimento dos visitantes da Feira, ou das gerações mais novas.

Além da constante animação musical e de um espaço próprio da Biblioteca Municipal para os mais pequenos ocuparem o seu tempo de forma divertida e educativa, há um espaço dedicado aos comes e bebes onde o visitante encontra as tradicionais tasquinhas.

O ‘Dom Rodrigo’ no Guinness World Records

.

A hercúlea tarefa de confecionar o maior ‘Dom Rodrigo’ do mundo teve a presença de dois técnicos e de um representante do Guinness World Records que controlaram o rigoroso processo de produção do doce.
Durante 3 dias, entre 24 e 26 de julho de 2019, as oito doceiras locais prepararam a iguaria com base na receita mais tradicional, que teve origem no Convento da Nossa Senhora do Carmo, em Lagos.

Para o feito, de acordo com a notícia publicada pelo diariOnline Região Sul, foram usados 372 ovos inteiros, 2940 gemas, 229 kg de açúcar, 18 kg de miolo de amêndoa, 45 litros de água e 360 gramas de canela em pó.

Recepção do Certificado atribuído pelo Guinness, na foto a ser exibido pela Presidente da Câmara Municipal, Maria Joaquina Matos.

Na sexta-feira, dia 26 de julho, chegou a certificação atribuída pelo Guinness Book com a confirmação da superação do objetivo – um Dom Rodrigo com 126,7 kgs.

Colaboram com a Câmara Municipal de Lagos, as juntas de freguesia do concelho, a empresa municipal Lagos-em-Forma, o Turismo do Algarve e de alguns restaurantes da cidade de Lagos, que naturalmente se associam ao evento e até colaboram com o certame nas várias fases de evolução do concurso.

Outros eventos: Festival do Contrabando | Festividades em Honra da Mãe Soberana | Carnaval de Loulé | Grande Prémio de F1 em Motonáutica | Dieta Mediterrânea | Feira da Serra de S. Brás de Alportel | Feira Medieval de Silves | Dias Medievais em Castro Marim | Fatacil em Lagoa | Festival F em Faro | Festival de Observação de Aves | Rèveillon de Albufeira |