Carnaval de Loulé
51491
post-template-default,single,single-post,postid-51491,single-format-standard,select-core-1.6,pitch-child-child-theme-ver-1.2.1,pitch-theme-ver-3.5,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,vertical_menu_with_scroll,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive

Carnaval de Loulé

A entidade organizadora do Carnaval de Loulé é a Câmara Municipal, estando a direção e execução confiada à Divisão de Turismo da autarquia.

Trata-se de um grande espectáculo de cor, música, dança e diversão que anualmente atrai milhares de turistas nacionais e estrangeiros à Avenida José da Costa Mealha onde se realizam os desfiles.

Durante três dias: domingo gordo, segunda e terça-feira de Entrudo, o Carnaval de Loulé é, sem dúvida, o maior evento do género ao sul de Portugal, representando também uma mais-valia para a animação turística da região e um cartaz promocional do Algarve em época baixa de turismo.

Anualmente, para a Avenida José da Costa Mealha, situada no centro da cidade, convergem muitos milhares de cidadãos de todo o país e da vizinha Espanha também, que nesta data aproveitam para realizar um passeio pela região e muitas vezes, apreciarem as amendoeiras em flor ou – se o Sol influenciar – tomar um banho numa das praias da região.

Normalmente, são convidadas pela organização algumas figuras públicas mediáticas, ligadas ao teatro, ao cinema ou ao entretenimento, que participam no corso carnavalesco figurando com a devida relevância no cartaz das principais atrações.

Caracterização do evento

Participam no desfile entre 15 e 20 carros alegóricos, alusivos às mais diversas situações, sociais, políticas ou simplesmente humorísticas.

Os bailes da Comissão, que se realizam à segunda-feira à noite no Pavilhão do NERA, normalmente abrilhantados por duas prestigiadas bandas, por vezes oriundas da América Latina, mantêm a diversão até ao amanhecer do Dia de Entrudo bem mais colorido e animado.

No que toca ao corso carnavalesco com a tradicional Batalha das Flores, os carros alegóricos desfilam pela avenida nos três dias (domingo, segunda e terça-feira) a partir das 14:00 horas, assim como os grupos de samba ao bom estilo brasileiro, com suas mulatas, serpenteiam por entre as imagens ilustradas por rábulas dedicadas a temas da actualidade ou do passado muito recente, onde não falta a sempre apetecida sátira política e social.

O samba chegou, viu e venceu …

também no Carnaval de Loulé !

Talvez por influência da grandiosidade do Carnaval do Brasil, também chegaram a Loulé principalmente na última década, o Samba brasileiro e o Calor Tropical baiano, que mundialmente caracterizam os maiores eventos do Carnaval no Universo, infelizmente interrompidos atualmente pela incerteza das consequências causadas pela pandemia do coronavírus.

Ao som daquela contagiante música dançada por grupos de exóticas brasileiras quase “descascadas” já que, em face da temperatura amena que se faz sentir na região, é possível desfilarem e dançarem (quase) como se estivessem no Carnaval do seu país, o Brasil.

Hoje existe mesmo um slogan de chamamento ao evento, que é o seguinte:
“-Venha ao Carnaval de Loulé e… divirta-se à grande e à Louletana !… “

Idênticas manifestações populares carnavalescas, são realizadas noutras localidades do concelho de Loulé, nomeadamente em Alte e Quarteira.

De salientar também que a receita do Carnaval de Loulé, reverte a favor de instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) e coletividades culturais ou desportivas que integraram ou contribuem para a realização do corso carnavalesco.

Carnaval Infantil abre as hostilidades

Desde há alguns anos que o Carnaval chega a Loulé mais cedo. Isto é, o evento é normalmente inaugurado na sexta-feira “gorda” com a participação da comunidade escolar do município, através do desfile dos alunos das Escolas do Ensino Básico e Infantários – dos sectores público e privado – em que participam quase 5.000 crianças.

Normalmente, os grupos concentram-se no largo fronteiro ao Palácio da Justiça, no centro da cidade de Loulé, comandados pelos seus professores e demais educadores.

Depois o desfile prossegue de forma organizada, pela Avenida José da Costa Mealha e, finalmente, dispersa noutras artérias da cidade, laterais à avenida principal, prosseguindo a festa a um nível mais familiar.

Outros eventos: Festival do Contrabando | Festividades em Honra da Mãe Soberana | Grande Prémio de F1 em Motonáutica | Festival Concurso Arte Doce de Lagos | Dieta Mediterrânea | Feira da Serra de S. Brás de Alportel | Festival do Marisco | Feira Medieval de Silves | Dias Medievais em Castro Marim | Fatacil em Lagoa | Festival F em Faro | Festival de Observação de Aves | Rèveillon de Albufeira |