Festival do Marisco de Olhão
Festival do Marisco de Olhão
A cidade cubista de Olhão é um ponto com referência especial na rota turística da região do Algarve. A tipicidade das suas gentes, a exótica arquitectura, a gastronomia e as suas ilhas, são só por si razões para uma visita.
Dedicamos este espaço e esta publicação ao Festival do Marisco, um importante evento que é realizado anualmente no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa, em Olhão.
Ano após ano, o maior certame gastronómico a sul do País atrai dezenas de milhares de visitantes, que procuram o marisco mais fresco que a Ria Formosa e o mar português têm para oferecer, a par de um cartaz musical de elevada qualidade.
Com uma tradição de mais de três décadas, o Festival do Marisco de Olhão é já uma referência: sapateiras, santolas, lavagantes, ostras, gambas,camarões, amêijoas, conquilhas ou berbigões fazem crescer água na boca, assim como as famosas açordas de marisco, cataplanas, pratos de arroz ou paellas, cozinhados como só os olhanenses sabem, e acompanhados pelos melhores concertos de artistas nacionais e estrangeiros.
Os mariscos apresentados na sua grande variedade e cozinhados de forma tradicional, a doçaria regional, o artesanato e os espectáculos preenchem um cartaz turístico por excelência alusivo a este evento gastronómico de visita obrigatória.
Palco de iguarias gastronómicas para além do marisco
No recinto do Festival do Marisco existe, tal como vem acontecendo nos últimos anos, um Kids Club, onde os mais novos podem brincar e divertir-se enquanto os pais apreciam os melhores mariscos e bivalves disponíveis nos vários restaurantes existentes ou apreciam os concertos.
O Jardim Pescador Olhanense acolheu também um stand de promoção do folar de Olhão, no ano (2019) em que este doce típico foi um dos finalistas algarvios às 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Nas edições transatas, no Coreto, durante todos os dias do Festival, esteve um Chef Cozinheiro a confecionar da forma mais sofisticada os tão saborosos mariscos da Ria Formosa.
Mas, outras iniciativas do género foram levadas a cabo em prol da promoção gastronómica algarvia.
Todos os anos, metade da receita realizada no Festival do Marisco terá como destino o apoio social, beneficiando uma Instituição Particular de Solidariedade Social do Concelho de Olhão.
Olhão, terra de Pescadores
Nunca é demais recordar que a cidade cubista de Olhão é um ponto de referência único na rota turística da região algarvia. A tipicidade das suas gentes, a arquitetura exótica, a gastronomia, as suas ilhas e praias, são por si só razões mais do que suficientes para justificar uma visita.
Os Mercados de Olhão são um dos ex-libris da cidade, exibindo naturalmente uma variedade de peixe fresco, mariscos, bivalves, produtos agrícolas, fruta e legumes biológicos, doçaria regional e artesanato durante todo o ano.
Olhão é terra de Pescadores !…
Jardim Pescador Olhanense – animação do Festival
Verão é sinónimo de férias, de Algarve e de Festival do Marisco, claro!…
O Jardim Pescador Olhanense, ali mesmo ao lado dos Mercados, é onde acontece anualmente o Festival do Marisco.
A festa da gastronomia à base de marisco, principalmente da Ria Formosa, normalmente oferece um cartaz musical de seleção e elevada qualidade, que em complemento às iguarias gastronómicas atrai milhares de visitantes.
O Jardim Pescador Olhanense, em plena zona ribeirinha de Olhão, nos dias do festival, aceita um palco onde atuam artistas portugueses e estrangeiros de renome, que tornam o evento bem mais ‘apetitoso’.
Nas edições passadas, pelo palco do Festival, passaram Matias Damásio, HMB, Killer Queen, Xutos & Pontapés, Paula Fernandes, Ludmilla, Daniela Mercury e Resistência, entre muitos outros que atraíram largos milhares de algarvios e turistas à cidade cubista.
Às dezenas de milhares de visitantes que passaram pelo Jardim Pescador Olhanense, juntaram-se figuras conhecidas do grande público, como o jogador de futebol Neymar Jr. que surpreendeu a cantora brasileira Paula Fernandes em pleno espetáculo.
Para o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, “esta foi uma aposta ganha. Tivemos este ano um festival mais jovem, com uma nova roupagem, mas que não perdeu de vista os seus dois pilares fundamentais: a melhor gastronomia e um cartaz musical de luxo”.
A concluir, António Miguel Pina declarou aos jornalistas presentes: “Este foi o melhor Festival do Marisco dos últimos quinze anos” (estávamos no ano de 2018).
Mas há muito mais para desfrutar neste evento do Município de Olhão, organizado pela empresa municipal Fesnima, onde o visitante poderá encontrar os melhores mariscos confecionados como só os olhanenses sabem.
Presente está também a animação circence em todo o recinto antes dos espetáculos principais ou os show cookings no Coreto, sem esquecer a música pela noite dentro produzida por conceituados DJ’s, que normalmente atuam nas primeira e última noites do Festival.
Objetivo principal da organização
Projetar a Ria Formosa, a cidade e o concelho de Olhão e promover a sua economia e turismo são os objetivos sempre renovados da iniciativa da Câmara Municipal, organizada pela Fesnima, que ano após ano atrai dezenas de milhares de visitantes à cidade cubista.
O evento recebe sempre muitas figuras públicas e do governo, como por exemplo ocorreu em 2019, com a visita da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do Secretário de Estado das Pescas, o olhanense José Apolinário, entre muitas outras entidades.
—
Outros eventos: Festival do Contrabando | Festividades em Honra da Mãe Soberana | Carnaval de Loulé | Grande Prémio de F1 em Motonáutica | Festival Concurso Arte Doce de Lagos | Dieta Mediterrânea | Feira da Serra de S. Brás de Alportel | Feira Medieval de Silves | Dias Medievais em Castro Marim | Fatacil em Lagoa | Festival F em Faro | Festival de Observação de Aves | Rèveillon de Albufeira |