Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres
58306
post-template-default,single,single-post,postid-58306,single-format-standard,select-core-1.6,pitch-child-child-theme-ver-1.2.1,pitch-theme-ver-3.5,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,vertical_menu_with_scroll,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive

Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres

Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres decorre, anualmente, no primeiro fim-de-semana de outubro. Iniciado em 2010, no âmbito das atividades promovidas pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, este Festival tem tido grande projeção a nível nacional e internacional, tanto para amantes das aves como da natureza.

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres é o maior evento de natureza de Portugal e realiza-se anualmente em Sagres, no Município de Vila do Bispo.

As propostas para cada edição podem ser variadas, mas não fogem muito de saídas pelo campo, passeios de barco, minicursos temáticos, palestras, ateliers de educação ambiental, sessões de anilhagem e de monitorização, entre outras sugestões sugestões como caminhadas, cursos de fotografia, visitas guiadas ou mesmo a observação de golfinhos.

Sagres foi natualmente a localização encontrada, de excelência, pelas características que a mesma encerra, junto ao Cabo de S. Vicente e à ponta de Sagres onde cabem “todos os mitos, medos e glórias do confronto” com o Oceano Atântico.

Organizamos esta página de divulgação do Festival de Observação de Aves, com o contributo on-line patente no domínio https://www.birdwatchingsagres.com onde se encontra a mais fácil, elementar e completa descrição caracterizadora deste evento ímpar e de uma originalidade incomparável.

A nossa anfitriã virtual, de nome Alexandra Lopes, na página sob sua adminstração, começa por informar que muitas aves, que estão agora (outubro) a migrar para África onde vão passar o inverno, fazem ali, em Sagres, uma paragem por respeito ao Mar. “Muitas delas passam aqui uns dias à procura de orientação e da melhor oportunidade para seguirem para África”.

Alexandra Lopes é coordenadora do Departamento de Cidadania Ambiental da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Alexandra Lopes esclarece que no âmbito da migração há ainda “outras que foram arrastadas pelos ventos e aguardam no Cabo de S. Vicente por melhor tempo para prosseguirem a viagem.” E, portanto, este é um dos motivos porque outubro é a época indicada para se observar várias espécies de aves em Sagres.


E assim nasceu, já lá vão mais de dez anos, o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza em Sagres, numa iniciativa da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – SPEA com a cooperação de diversas entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Observação das aves através do auxílio de alguns equipamentos.

Farol do Cabo de São Vicente.

Voo das aves…

Normalmente, é por volta do dia 10 de outubro que o evento se realiza na medida em que é nessa altura que se dá o pico da migração das aves que começa em meados de Agosto e termina em Novembro. “Podemos observar as aves residentes mas o que provoca maior sedução são as aves migratórias“. Em particular as aves de rapina como os grifos, águias de Bonelli e as cegonhas pretas. Entre as aves marinhas, Alexandra Lopes destaca o alcatraz e as várias espécies de pardelas.

De acordo com a informação disponibilizada no site atrás referido, o principal ponto de observação das aves é muito próximo do Cabo de S. Vicente e é referenciado pelo marco geodésico da Cabranosa.

Cotovia, Pardela e Poupa

Cabranosa é um pequeno cume, mais elevado em comparação com a restante área de Sagres, que Alexandra Lopes considera: “É bom sobretudo para observar aves planadoras e chegam a estar mais de uma centena de pessoas a olhar para o céu à espera das aves. Os estrangeiros fazem ainda passeios de barco para observação de aves marinhas.

Para quem tem poucos ou nenhuns conhecimentos de ornitologia, mas sente curiosidade em se iniciar no fascinante universo das aves, há oportunidade de o concretizar, na medida em que a progranação do Festival inclui atividades para iniciados onde são abordados elementos introdutórios à observação de aves, como por exemplo, as formas de identificação das aves, as melhores horas do dia para as observar, que tipo de equipamento usar, que manuais podem adquirir, etc.. ferramentas importantes para serem usadas no Festival, mas insuficientes…

Na opinião de Alexandra Lopes, é importante que cada um por si continue e aprender com os outros. “A maior parte dos nossos grandes observadores de aves são autodidatas, aprenderam também com outros e foram adquirindo conhecimentos“. Hoje, esses autodidatas são guias e ajudam a formar novos observadores.

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza em Sagres realiza muitas outras atividades paralelas que vão apara além da observação de aves como por exemplo a observação de cetáceos, répteis, borboletas noturnas, a flora e também o património cultural. Por outro lado, devido às caracteísticas da região, poderá também haver passeios para observação de golfinhos e baleias que por aquela região é frequente aparecerem.

Golfinhos e baleias surgem nas águas de Sagres, principalmente na costa sudoeste.

O Programa do Festival pode ser consultado na sua página, no site da autarquia de Vila do Bispo, ou no Facebook.
A organização do evento, como se disse no início, é da Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Associação Almargem e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das AvesSPEA.

Outros eventos: Festival do Contrabando | Carnaval de Loulé | Festividades em Honra da Mãe Soberana | Grande Prémio de F1 em Motonáutica | Festival Concurso Arte Doce em Lagos | Dieta Mediterrânea | Feira da Serra de S. Brás de Alportel | Festival do Marisco | Feira Medieval de Silves | Dias Medievais em Castro Marim | Fatacil em Lagoa | Festival F em Faro | Rèveillon de Albufeira |