Feira Medieval de Silves
Evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, realiza-se anualmente na histórica Cidade de Silves, a primeira capital do Algarve.
Tomemos como referência a última edição da Feira Medieval de Silves, que decorreu na segunda semana de agosto, em pleno centro histórico da cidade onde foi recriado o ambiente da idade média.
Tomando como referência a edição de 2019, cujo tema “Xilb e os Vikings“, proporcionou um ambiente político e bélico idêntico ao que se vivia no ano de 844, tendo sido recordado o embaixador Al-Gahzali que saiu de Silves em missão diplomática de barco, até à terra dos Majus, de Vikings.
Realizaram-se duas sessões, por dia, envolvendo jogos de guerra entre vikings e muçulmanos. No castelo, durante a noite, foram recriados diversos rituais antigos, como o do casamento ou o sacrifício humano aos deuses.
Pelo recinto estavam espalhados cinco totens, que permitiram aos visitantes poderem dar a sua opinião sobre o evento, aceder a informação sobre o mesmo e registar selfies, que depois iriam ser encaminhadas por email e de modo a poderem ser partilhadas nas redes sociais.
Outra das inovações desta edição da Feira Medieval de Silves, foi a existência de mais e novos pontos de animação, que também constituiram novos elementos cenográficos, designadamente uma nova mesquita e um palco especial na retaguarda do edifício dos Paços do Concelho, entre outros.
O desembarque viking no Arade
Na Praça Al-Mutamid estava um acampamento viking, que entre outros aspetos dava a conhecer o ambiente de uma aldeia viking.
O desembarque viking no rio Arade teve como objectivo demonstrar aos visitantes a importância deste curso de água na região.
O recinto, normalmente, fica aberto todos os dias das 18:00 horas à 01:00 da manhã.
Para consultar mais informações sobre a Feira Medieval de Silves, aconselha-se uma visita ao site da Câmara Municipal de Silves, onde normalmente se encontra publicada toda a informação acerca do evento.
Participação voluntária no evento
As inscrições para voluntários que desejem colaborar com a organização da Feira Medieval de Silves, normalmente são abertas com bastante tempo de antecedência e decorrem até muito perto da data de início do evento.
Os interessados deverão manter-se atentos às notícias veiculadas pela comunicação social e poderão efetuar as suas inscrições no portal da autarquia.
Quem desejar inscrever-se deverá fazê-lo, desde que tenha mais de 16 anos de idade e, uma disponibilidade adequada ao período de realização do evento, motivação, espírito de equipa e sentido de responsabilidade e colaboração.
Os voluntários poderão ser instruídos a colaborar em áreas diversas, como por exemplo o controlo de entradas, em ações de animação, ou no acompanhamento de espetáculos, entre outras ocupações.
Caderneta de Cromos
A Feira Medieval de Silves terá, este ano, uma caderneta de cromos em versão digital e física.
A caderneta digital está disponível para ser completada. Os interessados podem encontrá-la em espaço online.
Para que possa aceder à caderneta digital deverão efetuar o registo no site e adicionar a caderneta digital da Feira Medieval.
Os cromos digitais serão grátis e assim que for adicionada a caderneta à sua conta, os participantes receberão um conjunto de cromos de oferta.
Os cromos serão disponibilizados de 12 em 12 horas, sempre aleatoriamente.
Os primeiros 100 utilizadores a finalizar a versão digital, ganham direito a receber um voucher para poder assistir aos espetáculos que acontecerão no castelo e no torneiro da Feira Medieval de 2020.
EcoEvento associado à campanha “Lixo Zero – Ambiente 100”
Na edição transata a organização da Feira Medieval de Silves decidiu promover uma campanha ecológica, que teve lugar entre os dias 22 de julho e 5 de agosto, dirigida a todos os residentes no concelho de Silves, os quais poderiam entregar papel, cartão e embalagens, e receber em troca prémios medievais.
Tratou-se do quinto ano consecutivo da Feira Medieval de Silves como realização de um «EcoEvento». Segundo a autarquia, esta iniciativa esteve associado a uma campanha da autarquia que já decorria desde maio de 2019, chamada “Lixo Zero – Ambiente 100”.
A organização da Feira Medieval de Silves pretende continuar a sensibilizar os visitantes para que cumpram as boas práticas no que toca à preservação do ambiente, contribuindo para a redução do impacto ambiental do evento. Refira-se que em 2018 foram encaminhadas para reciclagem 5,7 toneladas de resíduos de embalagens, duas toneladas mais do que em 2017.
Experiência Medieval
Segundo a programação, habitualmente realizaram-se duas sessões por dia, envolvendo jogos de guerra entre vikings e muçulmanos e outras origens.
Por exemplo, no Castelo, durante a noite, são recriados diversos rituais antigos, como o do casamento ou o sacrifício humano aos deuses.
Pelo recinto encontram-se cinco totens que permitem aos visitantes poderem dar a sua opinião sobre o evento, aceder a informação e registar selfies, que depois serão enviados por email a fim de poderem ser partilhadas nas redes sociais.
A Feira Medieval de Silves proporciona a quem desejar, uma experiência única ao convidar os visitantes a participar numa viagem única e exclusiva ao passado, vivenciando uma Experiência Medieval.
Nesta recriação os visitantes poderão participar numa experiência histórica, vivendo o dia-a-dia de um personagem nobre da época áurea da antiga capital do Reino do’s Algarves, experimentando toda a emoção e nobreza deste festejo de uma forma privilegiada.
—
Outros eventos: Festival do Contrabando | Festividades em Honra da Mãe Soberana | Carnaval de Loulé | Grande Prémio de F1 em Motonáutica | Feira da Serra de S. Brás de Alportel | Dieta Mediterrânea | Festival do Marisco | Dias Medievais em Castro Marim | Fatacil em Lagoa | Festival F em Faro | Festival de Observação de Aves | Rèveillon de Albufeira |