Festival F em Faro
58240
post-template-default,single,single-post,postid-58240,single-format-standard,select-core-1.6,pitch-child-child-theme-ver-1.2.1,pitch-theme-ver-3.5,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,vertical_menu_with_scroll,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive

Festival F em Faro

O Festival F, realiza-se na cidade de Faro, normalmente no último final de semana de agosto ou no início de setembro. As noites do Festival F são visitadas por largos milhares de visitantes e decorrem no Largo da Sé, na Vila Adentro, em plena zona histórica da cidade. Nos últimos dois anos, a sua realização foi adiada devido à pandemia, mas em situação normal o Festival irá ser continuado.

Nas últimas edições, os palcos do Festival F, foram frequentados por artistas de nomeada e, só para enumerar alguns, falamos de Pedro Abrunhosa que em articulação com a Orquestra Clássica do Sul realizaram um concerto único, em que juntos revisitaram alguns dos maiores clássicos que o músico do Porto legou à pop nacional como por exemplo, “Não posso +”, “Socorro”, “Lua”, “Se eu fosse um dia o teu olhar”, “Para os braços da minha mãe” e alguns dos temas do seu mais recente álbum de originais “Espiritual”, entre muitos outros.

Mas também as cantoras Aurea, Carolina Deslandes, Marisa Liz e Rita Redshoes convidaram a Orquestra de Jazz do Algarve para uma interpretação dos temas mais emblemáticos dos respectivos repertórios. A fadista Raquel Tavares, tem sido outra presença indispensável neste festival de grande vozes, sejam ela da pop, do rap ou do fado, como ela.

A festa não podia deixar de contar com agrupamentos como os D.A.M.A. ou os artistas e amigos Bárbara Bandeira, Barbara Tinoco, AGIR, IRMA e Tainá. Isto para referirmos alguns apenas.

No site do evento, o leitor poderá encontrar toda a informação acerca das várias edições realizadas do Festival F, principalmente desde 2016, o que vos dará uma perspetiva mais consentânea do evento principal da Cidade de Faro, assim como toda a informação relativamente à proxima edição.

Vários palcos de um festival único – o Festival F

Os concertos das Noites F realizam-se no Largo da Sé que tradicionalmente acolhe o Palco Sé do Festival F ficando os restantes palcos e espaços do festival, Quintalão, Museu, Ria, Fábrica, Formosa, Claustros da Sé, entre outros, a aguardar por 2022 para voltarem a receber música, artes plásticas, workshops, novo circo, teatro, humor e tertúlias, numa programação rica e diversificada.

Largo da Sé, Vila Adentro.

Recorde-se que em 2019, o Festival F decorreu em condições normais (ainda não havia pandemia), e foi o último grande festival de Verão, tendo decorrido nos dias 5, 6 e 7 de setembro, captando para a Vila Adentro perto de 60.000 pessoas, das quais 24.000 na noite de reunião dos Ornatos Violeta, a propósito do 20º aniversário da edição do seminal álbum “O Monstro Precisa de Amigos”, que esgotou.

As fotos mostram bem a grande afluência de público que este Festival atrai em tempo de encerramento do verão algarvio.

Os media-partner como Rádio Comercial e TVI, nos últimos anos, transportaram o Festival F até aos que não conseguiram deslocar-se até à Vila Adentro, em Faro, já que, a cobertura permanente de tudo o que se passou naqueles três dias, da maior festa da música portuguesa, foram amplamente reportados.

Resta dizer que as Noites F são uma iniciativa do Município de Faro, do Teatro Municipal de Faro, S.M., da Ambifaro e da produtora Sons em Trânsito.

O sítio na internet é este: https://www.festivalf.pt/ e nele pode encontrar-se toda a informação necessária para uma visita à capital algarvia durante os dias do festival, nomeadamente a forma de chegar a Faro, onde dormir e muito mais informação.

Obviamente que o site divulga principalmente o cartaz de espetáculos e todo um cojunto de infomações e aconselhamentos que são fundamentais ao visitante.
Bom Festival F, se for o seu caso!

Sobre o futuro do Festival F, numa avaliação efetuada uma semana após o evento, o vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, sublinhou que a fórmula adoptada é para repetir no futuro: “os três dias de espetáculos e a configuração do recinto deverão ser mantidos“, acentuou o autarca.

Outros eventos: Festival do Contrabando | Carnaval de Loulé | Festividades em Honra da Mãe Soberana | Grande Prémio de F1 em Motonáutica | Festival Concurso Arte Doce em Lagos | Dieta Mediterrânea | Feira da Serra de S. Brás de Alportel | Festival do Marisco | Feira Medieval de Silves | Dias Medievais em Castro Marim | Fatacil em Lagoa | Festival de Observação de Aves | Rèveillon de Albufeira |